Tempo de leitura: 5 minutos
Olá, tudo bem?
Vamos falar de vinho?
Não importa se é um jantar formal, um encontro entre amigos, uma comemoração ou um almoço de família, a bebida é sempre uma das estrelas do evento.
Um bom vinho tem vida própria e por este motivo é muito importante que ele seja escolhido em harmonia com o cardápio.
O post de hoje vai dar algumas dicas para que você se saia bem nas escolhas para a harmonização
Mas é importante você saber que não existem regras absolutas para a harmonização E sim combinações que podem dar a uma refeição o equilíbrio perfeito de sabor entre o vinho e a comida.
Eu sempre digo que a boa harmonização é aquela que vai bem com o nosso paladar!
Para facilitar, vamos dividir o evento em etapas, assim fica mais fácil para você se organizar:
RECEPÇÃO DOS CONVIDADOS
Esta etapa é bem importante, pois vai dar a cara de seu evento.
O espumante é perfeito para esta hora. Tem o frescor que combina com os aperitivos e o glamour para brindar o encontro de amigos. Deve ser servido bem gelado e não esqueça, com os aperitivos ele deve ser Brut, reserve o Demi-Sec ou Moscatel para a hora da sobremesa.
ENTRADA
Normalmente é a hora da salada ou comidinhas mais leves. Este é o momento dos vinhos leves e menos alcoólicos. Os brancos leves são bem adequados. Servidos sempre gelados. Se o dia estiver quente prepare um balde com gelo para que ele permaneça na temperatura ideal. Mas fique atenta aos molhos. Evite os vinagres pois eles não harmonizam facilmente com os vinhos. Uma dica é o molho balsâmico reduzido com mel e frutas vermelhas, o leve toque adocicado do caramelo quebra a acidez do vinagre e combina muito bem com folhas verdes, frutas e queijos além de equilibrar os sabores para a harmonização.
PRATO PRINCIPAL
Nesta hora entram em cena os vinhos mais alcoólicos e encorpados.
Quanto mais elaborado for o prato na complexidade de sabores e temperos mais encorpado será o vinho ideal para harmonizar.
Dicas
- Peixes: brancos leves
- Salmão: tintos de baixo tanino
- Frango e Pato: brancos ou tintos de pouco corpo
- Bacalhau: brancos encorpados ou tintos menos estruturados
- Caça, carnes vermelhas e cordeiro: tintos encorpados
SOBREMESA
Esta é uma hora muito especial. Existem maravilhosos vinhos de sobremesa. Eles são mais adocicados para equilibrar com o teor de açúcar da sobremesa.
Este é o momento que você pode servir um espumante Moscatel ou Demi-Sec. Eles harmonizam muito bem com os doces.
Mas se a sobremesa for com chocolate a melhor opção é o vinho do Porto.
MELHOR MOMENTO
Este é aquele momento em que você respira fundo e pensa:
“ Deu tudo certo, todos estão felizes e encantados”
É a hora então de relaxar e servir um licor, um Porto ou de continuar no vinho preferido. Afinal, é o momento de sentar, conversar, rir e aproveitar os elogios de seus convidados, que, com certeza, serão muiiiitos!
E lembre de brindar sempre! A cada vinho, a cada taça, a cada momento que você tiver vontade. Afinal cada momento é uma celebração da vida!
Dicas Para o Perfeito Serviço do Vinho
A escolha da taça é muito importante para a valorização do vinho. O tamanho da taça varia de acordo com o tipo de vinho. Dê preferência para as taças transparentes, assim é possível apreciar as nuances da cor do vinho e no caso dos espumantes a intensidade das borbulhas.
A temperatura de consumo do vinho é outro detalhe muito importante e que deve ser respeitado para que suas características de aroma e sabor não fiquem prejudicadas.
- Espumantes- devem ser servidos em baixa temperatura, entre 4°C e 6°C
- Vinho Branco- deve ser servido em temperatura média de 8°C
- Vinho Rosé- deve ser servido em temperatura média de 10°C
- Vinho Tinto- os tintos devem ser servidos entre 16°C e 18°C
Os vinhos jovens e leves devem ser servidos sempre um pouco mais frios que os encorpados. Esta regra vale para os brancos e para os tintos.
Para manter a temperatura do vinho o ideal é conservar a garrafa em um balde com água e gelo.
Mas você deve estar se perguntando, qual o tipo de uva que escolho, afinal as variedades são tantas? Em meio a tantas opções qual vai harmonizar melhor com o meu cardápio?
É verdade este é um detalhe que a gente leva um tempinho para começar a entender melhor, porque o mundo do vinho é delicioso mas bastante complexo!
Então a minha sugestão é: dê uma pesquisada no Google sobre as diferentes uvas e suas combinações, ou mesmo na própria loja de vinhos você pode pedir dicas para o vendedor. Troque “figurinhas”, fale sobre o que você pretende servir e quanto pretende gastar, assim ele irá sugerir opções de harmonização perfeitas para o seu cardápio e o seu bolso!
Aos poucos você vai ver que já consegue perceber algumas diferenças entre os tipos de uvas e também algumas características de países e regiões. Como em tudo, o mundo do vinho é um caminho de aprendizagem!
E então gostou do post?
Se quiser, pode deixar um comentário ou pedir sugestões e se eu não souber vou pesquisar para ajudar você 🙂
Com Carinho,Ceres Azevedo
Facebook.com/CeresAzevedoPerfil
Link permanente
ola, como faço para adquirir o livro?
Tais
Link permanente
Olá Tais!
Bom dia!
Desculpa a demora em responder, estava com alguns probleminhas na minha caixa de e-mails
Obrigada pela sua mensagem.
Qual o livro que você gostaria de adquirir??
Cardápios para o Dia -a Dia ou Cardápios para receber amigos ou os 2?
É só me confirmar que encaminho o link para vc!
Um abraço
Ceres Azevedo