Slow Food: Estilo de Vida e o Prazer de Comer Bem

Tempo de leitura: 3 minutos

Olá querida, tudo bem?

Hoje vou mostrar pra você uma receitinha Slow Food, um conceito da gastronomia moderna que está super em alta na Europa e está vindo com tudo para o Brasil.

O que é o Slow Food?

Slow Food

O Slow Food surgiu em oposição ao fast food e ao estilo de vida que este representa, marcado pelo reflexo dos efeitos da globalização que agitam a vida moderna. Tendo como símbolo o caracol, o Slow Food é um movimento que nasceu na Itália, em 1986, e tem como filosofia a satisfação e o prazer de comer bem e com qualidade.

A preocupação e o cuidado vêm desde a escolha dos ingredientes, dando preferência para alimentos orgânicos, passando pela maneira cuidadosa de prepará-los, mantendo suas propriedades, até o momento da degustação.

Um ritual que deve ser com vagar e de preferência na companhia da família ou de amigos.

Outra característica deste estilo de alimentação é a relação cultural com o ambiente, ou seja, procurar preservar o lado das tradições da culinária regional, priorizando também os alimentos da estação e de cultivo mais próximo ao local onde você mora.

Baseado nestas informações, quem sabe valha a pena refletir sobre o Slow Food e experimentar uma mudança de hábitos, se é que você ainda não entrou nessa onda!

Que tal repensar seu estilo e seu ritmo de vida?

Ao invés de comer correndo, separe um tempo para as refeições. Coma degustando os alimentos, sentindo os aromas e sabores e dividindo este momento com pessoas que você gosta.

Faça da hora da refeição um momento especial do seu dia. Sem televisão, celular ou computador. Você vai perceber que comer e prazer andam juntos e que qualidade de vida a gente conquista. Vale a pena tentar!

E como um novo ano acaba de começar, fica aí minha dica para 2016, mude com ele para melhor! Desejo a você um ótimo ano, repleto de conquistas e felicidade!

Receitinha para servir como entrada nos almoços de fim de semana e até mesmo em jantares:

Receita Slow Food de Bruschetta Caprese

Slow Food por Ceres Azevedo

Ingredientes

  • Fatias de pão Italiano
  • Molho pesto
  • Tomate cereja
  • Mussarela de búfala
  • Folhas de manjericão
  • Azeite de oliva e balsâmico reduzido

Modo de preparo

Passe o molho pesto nas fatias de pão, cubra com a mussarela de búfala e o tomate cereja e leve ao forno para gratinar. Sirva com folhas de manjericão, um fio de azeite de oliva e balsâmico reduzido. Bom apetite!


E se você gostou desse post, vai adorar o meu novo livro virtual:

Cardápios para Receber Amigos!

São 6 Cardápios Completos, com Drink de Boas Vindas, Entradas, Prato Principal e Sobremesa para você poder receber seus amigos e família com muuuuuito estilo!

Livro Cardápios para Receber Amigos - por Ceres AzevedoAo todo são mais de 32 receitas charmosas e descomplicadas, para você seguir um dos cardápios feitos por mim ou combiná-las e montar o seu próprio cardápio, e encantar seus convidados em uma noite memorável.

Se você gostou da ideia, clique aqui para saber mais sobre o livro virtual 😀

Vou ficar muito feliz se você puder me prestigiar e depois disser o que achou do livro!!

Com Carinho,
Ceres Azevedo
Facebook.com/CeresAzevedoPerfil

Ceres Azevedo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *