O Encanto dos Chás da Tarde com Muito Charme e Sabor

Tempo de leitura: 4 minutos

 

Quando a gente pensa em chá da tarde  nossa memória nos leva a imagens de bolos fofinhos e saborosos. Biscoitos doces, macios e bules perfumados pelo aroma dos chás de frutas e ervas.

Chá da Tardepor Ceres Azevedo

E é claro,  tudo isto em  uma mesa carinhosamente  preparada  com louças, toalhas e guardanapos impecavelmente passados,como daqueles encontros na casa de nossas tias, mães ou avós.

Hummmm, só de imaginar me bate uma saudade enorme dos tempos em que eu era criança…. E ainda consigo sentir o aroma e salivar com as lembranças do sabor do bolinho de milho com erva doce 🙂

Bolo do Chá da Tarde

Que tal  então  aproveitar os dias mais friozinhos e preparar para suas amigas um chá da tarde bem especial, com sabor dos  tempos antigos para comemorar a amizade de vocês!

Vamos começar pelo cardápio.

O chá não pode faltar:)

Prefira comprar à granel. São mais saborosos e você encontra deliciosos sabores e aromas em lojas especializadas em chás ou em produtos naturais.

É legal também ter suco de frutas e  água aromatizada para quem goste de  algo mais refrescante. Ah! pode ser também chá gelado, o de Hibiscus fica uma delícia geladinho!

Não esqueça de colocar na mesa açúcar e adoçante, eu acho que chá deve se tomar puro para sentir a intensidade do sabor, mas há que goste de adoçar!

Um bolo de milho com erva doce ( como o de minhas lembranças da infância ) e  bolo de chocolate, são bem coringas para estas ocasiões e lembram dos lanches da vovó. Alguns biscoitinhos ou mini folhados, aqueles com doce de leite e goiabada são tudo de bom. E pequenas trufas de chocolate e macarrons coloridos para dar um toque mais requintado ao cardápio.

Servir também pequenos sanduíches com queijo, presunto e pepino é uma ótima dica  para os chás da tarde e são fáceis de fazer. Você pode usar o pão de forma ou  mini croissant para dar um charme especial.

E agora que já falamos sobre o cardápio chegou a hora da decoração da mesa!

Minha dica é: abra seus armários e separe suas xícaras, copos, bules, jarras para água e suco, pratos para bolo, pratos de sobremesa, talheres, toalha e guardanapos.   Não precisa ser tudo igual. Você pode misturar cores e até mesmo estilos. Nestas horas é preciso ser criativa aproveitando ao máximo o que temos guardado e muitas vezes nem lembramos mais que estavam ali.

Aquele jogo de xícaras que ganhou de sua avó, a toalha que você trouxe de uma viagem e nunca achou uma oportunidade para usar, agora é a hora! Ah! se você tiver guardanapos de tecido não hesite em usá-los, darão um toque mais requintado à mesa. Mas hoje já temos guardanapos de papel com estampas lindas que podem combinar perfeitamente com sua decoração e deixar sua mesa super charmosa também.

O ideal é você fazer isto uns dias antes para não ter correria no dia D. Deixe tudo limpo e organizado para no dia só arrumar e decorar a mesa. Primeiro coloque aquela bela toalha e depois comece a brincar com as louças. Lembre de deixar espaço para as gostosuras. E se sua mesa for pequena use um aparador ou mesa de apoio próxima à mesa principal para colocar os quitutes ou os bules e jarras.

Ah! não esqueça das flores

Uma mesa de chá da tarde merece pequenos arranjos bem mimosos para fazer todo o clima na mesa. É bem provável que você não tenha pequenos vasos então aproveite e use seus copos ou taças para arrumar as flores. Outra dica são pequenas garrafinhas de suco ou de leite de coco que ficam lindas com flores.

Bem, acho que com estas dicas você vai conseguir fazer um chá da tarde inesquecível para suas amigas!!!!

E como é para comemorar, que tal uma taça de espumante para fazer um brinde no final!

Hummmm, mas não vou esquecer de passar uma receitinha do bolinho de milho, deliciosa e fácil de fazer!

Bolo de Milho com Erva Doce

 

Ingredientes

  • 4 ovos
  • 1 xícara de leite
  • 1/2 xícara de óleo
  • 1 xícara de farinha de milho fina
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 colher de chá de erva-doce

Modo de Fazer

Bata no liquidificador os ovos, o leite, o óleo, as farinhas e o açúcar.

Acrescente o fermento e a erva-doce e mexa lentamente.

Coloque em uma assadeira redonda, untada e enfarinhada. Leve ao forno pré-aquecido a 175º por aproximadamente 40 min.

Viu só como é fácil de fazer? Depois me conta se você gostou:)

E se você gostou deste post compartilhe com seus amigos e me siga lá no Instagram @blogceresazevedo

Ceres Azevedo

Com Carinho,

 Ceres Azevedo 

 

Facebook.com/CeresAzevedoPerfil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *