Molho Pesto: Sabor e Aroma Inigualáveis

Tempo de leitura: 3 minutos

Olá querida! Tudo bem com você? 🙂

Hoje vou falar um pouquinho sobre um delicioso molho!

Ele é fácil e rápido de fazer e ainda tem a vantagem que você pode deixar congelado. Super coringa, vai salvar você em diversas situações de emergência, preparando uma saborosa refeição quando você chega em casa cansada ou quando surge aquela visita inesperada para jantar.

Você com certeza já o conhece: é o Molho Pesto Genovês.

Molho Pesto Genovês por Ceres Azevedo

Mas você sabe de onde vem este nome “Molho Pesto Genovês”?

De origem italiana, vem de “pestare” que significa triturar, esmagar. Originário da região de Ligúria, na Itália, onde fica a cidade de Gênova, daí a expressão “molho Pesto Genovês”.

É lá que encontra-se o mais aromático e saboroso manjericão do mundo, em função do perfeito terroir para seu cultivo e desenvolvimento. A variedade desta região cresce recebendo a brisa do mar e das colinas, por esta razão o manjericão da Ligúria apresenta um equilíbrio perfeito entre aroma e sabor, o que levou a conseguir o selo DOP (denominação de origem protegida), bem como o Pesto produzido lá.

Molho Pesto Genovês por Ceres Azevedo

O verdadeiro molho Pesto Genovês vai além das tenras e pequenas folhas de manjericão fresco, é composto de outros ingredientes, como alho, azeite, pinoli (espécie de pequenino pinhão), sal e queijo parmesão ou pecorino e um detalhe muito especial: um pilão para macerar as folhas e liberar o sabor inconfundível antes de serem misturadas aos outros ingredientes.

Minha dica para o Molho Pesto Genovês

É claro que é possível preparar o molho pesto no liquidificador. Neste caso, a minha dica é colocar uma pedrinha de gelo, para que o molho não aqueça, mantendo assim sua coloração viva. O ideal é consumi-lo cru e para armazená-lo na geladeira basta deixá-lo coberto com azeite de oliva. Desta forma permanecerá fresco com sabor e aroma inalterados.

Molho Pesto Genovês por Ceres Azevedo
Azeite de oliva, alho e manjericão são ingredientes fundamentais do Molho Pesto Genovês.

Delicioso para acompanhar massas, pizzas, saladas e sanduíches este molho de aroma fresco e sabor penetrante é uma bela combinação com pratos leves servidos na primavera e no verão.

A moderna gastronomia criou outras versões para o molho pesto, com rúcula, agrião ou salsinha. Mas o verdadeiro pesto genovês tem que ser com manjericão.

Receita de Molho Pesto Genovês

Ingredientes

  • 1 maço de manjericão fresco
  • 1 dente de alho
  • 1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado
  • 1 colher (sobremesa) de pinoli
  • 1 pitada de sal marinho
  • Azeite de oliva extra virgem (quantidade suficiente para dar cremosidade ao molho)

Modo de fazer

No pilão: macere as folhas de manjericão e depois coloque os outros ingredientes. Continue macerando até ficar cremoso.
No liquidificador: coloque os ingredientes com uma pedrinha de gelo e vá incorporando o azeite aos poucos até que o molho fique na textura desejada.

Dica Surpresa

Para congelar coloque o molho em potinho de vidro e cubra com um dedinho de azeite de oliva.  Feche bem com a tampinha e leve ao freezer.

Na hora que for usar enquanto prepara o prato, deixe-o em banho-maria para descongelar!

Depois comenta aqui embaixo do post como ficou 🙂

E sempre lembrando… se você quiser ser avisada sempre que eu postar algo aqui no blog, é só se inscrever aqui embaixo. Assim vou poder te mandar em primeira mão!

Receba minhas dicas por email!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

Com amor,
Ceres Azevedo
Ceres Azevedo

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *