Geleias: Sabor e afeto na minha cozinha de memórias

Tempo de leitura: 2 minutos

No início de outubro estive em São Paulo para participar de um workshop cujo nome me inspirou bastante:

“Cozinha de Memórias”, com a Ana Holanda.

Para quem ainda não conhece a Ana, ela é autora do livro “Minha mãe fazia”, com crônicas recheadas de afeto e sabor das receitas. Uma doce leitura que eu super indico. http://www.rocco.com.br

Voltando ao workshop, posso dizer que foi uma noite muito agradável. Além do tema que me encanta e me inspira, participar deste encontro com minha irmã Cenara  e minha sobrinha Camila foi como um abraço recheado de afeto das nossas memórias de infância. Lembrar de sabores e aromas que até hoje permanecem em nossos corações e juntas trocar lembranças e sensações foi muito especial.

E porque falar disso hoje?  Talvez porque ontem, caminhando entre os corredores no Direto do Campo, onde compro as frutas, verduras e legumes aqui pra casa, me encantei com as lindas e frescas jabuticabas, com as belas e doces goiabas e não consegui resistir.

Goiaba por ceres azevedo

Estas frutas nem estavam na minha lista de compras, mas foi só olhar para elas,  me encantar com a beleza e me veio a vontade de trazer para casa e fazer deliciosas geleias. Doces geleias da infância, que até hoje sinto o sabor e o aroma só de pensar e lembrar.

É engraçado que eu estou sempre fazendo geleias. Aqui para casa, para as amigas e até para presentear, porque modéstia à parte as minhas geleias fazem o maior sucesso 🙂

Mas ontem a intenção foi muito especial. Foi uma vontade incrível  de trazer de volta o meu afeto pelas lembranças e memórias da cozinha da minha infância e pelas delícias que saíam das mãos de minha  doce mãe.

Fico feliz em compartilhar este momento com vocês pois penso que sim, precisamos resgatar nossas memórias afetivas para ajudarmos a transformar nosso mundo que está tão duro, em um mundo mais leve e delicado.

E para encerrar esta coluna nada melhor do que uma doce receita de geleia com muito afeto.

Geleia de Jabuticaba

Geleia de jabuticaba poe ceres azevedo

Ingredientes

  • 2 xícaras de jabuticabas
  • 1 xícara de água
  • ½ xícara de açúcar
  • 1 anis estrelado (opcional)

Modo de Fazer

Coloque em uma panela as jabuticabas, o açúcar e a água.

Leve ao fogo baixo e deixe levantar fervura até as jabuticabas começarem a abrir.

Retire do fogo, deixe esfriar um pouquinho e bata no liquidificador. Pode deixar uns pedacinhos da casca sem triturar, vai dar uma consistência mais gostosa à geleia.

Volte  tudo para a panela e deixe em fogo baixo, até reduzir o líquido e começar a soltar um pouquinho do fundo da panela.

Deixe esfriar, coloque em um vidro e está pronta para ser saboreada no pão, com sorvete ou queijos.

Espero que você tenha gostado deste post e que as lembranças dos sabores de sua infância seja uma inspiração para seu dia!

Ah! e não esquece de me seguir lá no Instagram @blogceresazevedo

 

Ceres Azevedo

Com Carinho,

Ceres Azevedo

 

 

 

 

 

 

 

 

1 comentário


  1. Acabarei de descobrir vc,estou adorando ver as suas receita,

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *