A Magia das Especiarias

Tempo de leitura: 3 minutos

Olá querida! Tudo bem com você? 🙂

Hoje vou falar um pouquinho sobre algo muito especial e de extrema importância em nossas vidas, um item responsável por trazer mais sabor, aroma e temperar muitos dos nossos pratos preferidos:

As Especiarias!

A Magia das Especiarias por Ceres Azevedo

Conhecidas por suas propriedades medicinais e até mesmo afrodisíacas, as especiarias são pequenos detalhes de sabor que fazem toda a diferença na elaboração dos alimentos.

A origem vem de longe, a maioria delas nasceu lá no Oriente.

O comércio das especiarias remonta de tempos muito antigos. Eram tidas como bens preciosos e representavam riqueza e poder. Por elas, a história de muitas nações foi construída; travaram-se guerras, abriram-se novas rotas comerciais e criaram-se novos hábitos alimentares.

Como na Idade Média o comércio de especiarias era exclusivo dos venezianos, os portugueses, viajando pelos oceanos em busca de novas terras, logo procuraram descobrir um caminho até as Índias, vislumbrando nesta rota uma forma de enriquecer através do comércio das especiarias.

E foi assim que o Ocidente passou a conhecer e a admirar a noz moscada, o cravo, o açafrão, a pimenta, a canela, dentre outras.

Hoje, graças à globalização, as ervas e especiarias das mais distantes origens estão ao nosso alcance por preços acessíveis e em uma variedade muito grande, capaz de transformar as artes culinárias em perfeitas obras aromáticas.

Consideradas preciosidades que dão sabor mágico aos alimentos, elas são o primeiro passo para você transformar uma simples refeição em um banquete mágico dos deuses. Experimente!

As especiarias que mais gosto de usar na minha cozinha

AçafrãoAçafrão: de cor amarela forte, é utilizada para condimentar arroz, molhos de peixe e frutos do mar. Paellas e risotos também ficam deliciosos com um toque de açafrão.

 

 

CanelaCanela: a mais antiga das especiarias descoberta pelos indianos, pode ser encontrada em pó ou em pau. Usada em doces e pães, é considerada a mais poderosa das especiarias de Afrodite por seu poder de sedução.

 

Cravos-da-ÍndiaCravos da Índia: usados inteiros ou moídos são excelentes para doces e frutas em calda.

Além de saboroso, é rico em vitaminas e minerais, trazendo vários benefícios para o corpo. Se quiser saber mais, dá uma olhada aqui nos 10 Benefícios do Cravo da Índia para a Saúde.

Pimenta-do-ReinoPimenta do Reino: é considerada a rainha das especiarias, pode ser usada em grão ou moída. Serve como tempero para quase tudo; inclusive é muito comum as pessoas usarem-na quando um prato está meio sem gosto.

 

CardamomoCardamomo: usada em carnes e peixes, também é excelente para bolos, biscoitos e licores. É considerada por Afrodite a especiaria da paixão eterna.

Baunilha

 

Baunilha: é um afrodisíaco que desperta paixões tanto pelo seu cheiro quanto pelo seu sabor. Suas propriedades afrodisíacas já eram conhecidas pelos astecas que a usavam para dar mais sabor ao chocolate.

Dicas de conservação

Guarde as especiarias em pequenos frascos, bem fechados, em local fresco e seco. Assim suas características permanecerão inalteradas por mais tempo.

 

E você, tem aproveitado todas as possibilidades que as especiarias te dão na hora de cozinhar?

Espero que você tenha gostado de conhecer um pouco mais sobre a história das especiarias, e as dicas que dei sobre as que eu mais gosto.

 


E se você gostou desse post, vai adorar o meu novo livro virtual:

Cardápios para Receber Amigos!

São 6 Cardápios Completos, com Drink de Boas Vindas, Entradas, Prato Principal e Sobremesa para você poder receber seus amigos e família com muuuuuito estilo!

Livro Cardápios para Receber Amigos - por Ceres AzevedoAo todo são mais de 32 receitas charmosas e descomplicadas, para você seguir um dos cardápios feitos por mim ou combiná-las e montar o seu próprio cardápio, e encantar seus convidados em uma noite memorável.

Se você gostou da ideia, clique aqui para saber mais sobre o livro virtual 😀

Vou ficar muito feliz se você puder me prestigiar e depois disser o que achou do livro!!

Com Carinho,
Ceres Azevedo
Facebook.com/CeresAzevedoPerfil

Ceres Azevedo

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *