Chocolate: Uma Iguaria Que Atravessa Os Séculos Encantando O Mundo

Tempo de leitura: 6 minutos

Olá, Tudo bem com você?

E a Páscoa chegou!

A Páscoa é renascimento,  reencontro e esperança no amor ao próximo.

Você já pensou como seria bom se nós praticássemos mais o espírito da Páscoa?

Pensar mais no próximo e fazer um pouco mais para o outro.  As palavras da oração de São Francisco  de Assis “ é dando que se recebe “  são puras e verdadeiras. Você pode ter certeza que,  ao fazer o movimento de ajudar a alguém, o universo se abre e o bem se aproxima mais de você também. E aí, vamos praticar?

Páscoa por Ceres Azevedo

Mas é claro que,  além do sentido espiritual da Páscoa, ela nos traz as doces lembranças da infância como o coelhinho da Páscoa e as cestas recheadas de balas e CHOCOLATES.

E é sobre ele, o CHOCOLATE, que vou falar hoje. Com certeza uma das descobertas mais deliciosas de todos os tempos!

Há alguns dia atrás, assistindo a um programa de TV sobre a história do Chocolate na França, fiquei com vontade de contar aqui para vocês algumas curiosidades sobre este alimento que atravessa séculos e fronteiras e continua encantando a todos.

Uma breve história da descoberta do Chocolate

O chocolate , como todos sabem, vem do cacau e este encantador fruto do cacaueiro é originário da América Central  (região do México) e o início de seu cultivo data de 3000 anos atrás.

Cacau por Ceres Azevedo

A civilização Olmeca foi a primeira a plantar o cacau e os Maias foram os primeiros a consumir o líquido extraído das sementes do cacau. Eles torravam as sementes e depois esmagavam até ficar uma pasta, aí então misturavam com água e temperavam com pimenta. O chocolate, este líquido precioso e de gosto muito amargo era bebido frio em celebrações e ocasiões especiais pela elite das antigas civilizações. O cacau, nas civilizações pré-colombianas, era considerado um tesouro tão precioso que suas sementes eram usadas como moeda nas negociações entre os povos.

Sementes de Cacau por Ceres Azevedo

Mas foi através dos navegadores espanhóis que o chocolate chegou à Europa no século XVI. Eles ficaram encantados com  a maneira com que os nativos idolatravam e consumiam aquele maravilhoso líquido. Trataram então de levar na bagagem as sementes de cacau e a receita para transformá-las em chocolate.

O Chocolate logo que chegou à Espanha foi apresentado ao Rei e a sua corte . Para melhorar o sabor tão amargo da pasta foi acrescentado açúcar, canela e anis a tal mistura original e passou a ser servida quente. Esta bebida dos Deuses encantou então os frequentadores dos salões do palácio real.

Chocolate por Ceres Azevedo

Da Espanha para a França

Quando a  Infanta Ana d’Áustria,  filha do rei Filipe III da Espanha, casou-se com o rei Luís XIII da França, levou em sua imensa bagagem, sementes de cacau.  A Infanta amava saborear o Chocolate e logo tratou de introduzir o hábito de beber esta deliciosa iguaria nas reuniões da corte francesa.

A partir de então o gosto pelo chocolate tomou conta dos países europeus, seu consumo sempre  restrito aos palácios, era apreciado por toda a nobreza européia.

Com o passar dos anos o Chocolate foi sendo aprimorado, até ser descoberta, no século XVIII a fórmula para deixá-lo sólido e transformá-lo em barras e bombons.

O Cacau no Brasil

Foram os portugueses que trouxeram o cacau para o Brasil. As primeiras sementes chegaram na Bahia no século XVIII. E a partir de meados do século XIX  o Brasil começou a exportar o cacau.

Em  1891  os imigrantes alemães Franz e Max Neugebauer trouxeram da Alemanha as técnicas para a produção do chocolate e se estabeleceram em Porto Alegre fundando, a Neugebauer, a primeira fábrica de chocolates do Brasil.

Curiosidade

Você sabia que ainda existe em Paris a primeira confeitaria Francesa?

Pois é, não só existe como até hoje seus doces e chocolates são muiiiito especiais.

La Mére de La Famille

À La Mère de Famille, http://www.lameredefamille.com, foi fundada em 1726.

Nesta época ela se chamava Maison Bernard, nome de seu fundador, um jovem e criativo confeiteiro francês.

Mais tarde, o nome  foi alterado para “À la Mère de Famille” quando sua filha, Marie-Adelaide, ficou viúva com 4 filhos e então assumiu a direção e a produção da já famosa confeitaria.

Com o passar dos anos e séculos, a loja trocou por várias vezes de  proprietários, porém, todos eles sempre preservaram a qualidade e a tradição da marca.

Bombons A La M-ere de Famille

À la Mère de Famille está desde 2000 sob o comando da Família Dolfi. O chocolatier Julien Merceron juntamente com  Sophie, Jane e Stève,  filhos de Etienne Dolfi, o patriarca da família, são os atuais responsáveis por manter a tradição e a qualidade desta confeitaria que  já faz parte do patrimônio histórico da França.

 

A loja original ainda existe e está localizada na rua Faubourg Montmartre . Pela cidade de Paris existem mais 8 lojas À La Mère de Famille. Com certeza vale muito à pena conhecer uma delas e se deliciar com seus maravilhosos chocolates, doces e geleias. Eu já fui e recomendo, é o MÁXIMO!

Mas….   Voltando  à Páscoa, que tal uma  receita de trufa de chocolate, super fácil, rápida de fazer e deliciosa de comer.

Trufa de Chocolate com Castanhas

 

Ingredientes

  • 500 g de chocolate  meio amargo
  • 300 g de creme de leite
  • 1 colher de sopa de mel ou melado
  • 1 colher de sopa de conhaque ou licor de sua preferência
  • 100  g de Castanhas do Pará picadas ( pode usar também amêndoas  ou nozes)
  • 50 g de cacau  ou chocolate em pó

Modo de Fazer

Derreta o chocolate em banho-maria e reserve.

Aqueça em banho-maria o creme de leite com o conhaque e o mel. Quando estiver morno misture ao chocolate. Mexa bem e acrescente as amêndoas. Misture e leve para gelar até ficar firme.

Molde as trufas em formato de bolinhas, tipo brigadeiro, e passe no cacau em pó.

Pronto é só servir e se deliciar!

E então, gostaram?

Uma Doce e Feliz Páscoa Para Você:)

 

Se você gostou desse post, vai adorar o meu novo livro virtual Cardápios para Receber Amigos!

São 6 Cardápios Completos, com Drink de Boas Vindas, Entradas, Prato Principal e Sobremesa para você poder receber seus amigos com muuuuuito estilo!

Livro Cardápios para Receber Amigos - por Ceres AzevedoAo todo são mais de 32 receitas charmosas e descomplicadas, para você seguir um dos cardápios feitos por mim ou combiná-las e montar o seu próprio cardápio, e encantar seus convidados em uma noite memorável.

Se você gostou da ideia, clique aqui para saber mais sobre o livro virtual😀

Vou ficar muito feliz se você puder me prestigiar e depois disser o que achou do livro!!

Com Carinho,
Ceres Azevedo
Facebook.com/CeresAzevedoPerfil

Ceres Azevedo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *