Bistronomia | Gastronomia de Bistrô

Tempo de leitura: 4 minutos

Olá, querida. Tudo bem com você 🙂

Continuando a falar um pouco mais sobre a viagem pela França, neste post vou contar algumas particularidades, e uma delas é a bistronomia, movimento gastronômico que surgiu na França na década de 90.

“Bistronomia”, você já ouviu falar?

Sim, o nome vem dos bistrôs, pequenos e aconchegantes restaurantes que são considerados uma das grandes invenções da gastronomia francesa.

Bistronomia por Ceres Azevedo

Mas, para fazer jus a este conceito de bistronomia, o bistrô precisa se adequar a alguns detalhes importantes.

Os pequenos restaurantes precisam ser charmosos, ter uma decoração despojada, um serviço de altíssima qualidade, poucas opções no cardápio, gastronomia autoral (com toque especial do chef) e preços acessíveis.

O bistrô é um lugar onde é possível comer bem, com charme e bom preço, se comparado aos restaurantes de alta gastronomia.

Bistronomia por Ceres Azevedo

Este movimento gastronômico é uma mania que está se espalhando pela Europa e que, felizmente, já chegou aqui no Brasil.

A Mente do Novo Conceito

O conceito de bistronomia não é tão novo assim. Surgiu em Paris no ano de 1992, com Yves Camdeborde, um renomado chef francês que estava cansado de lidar com os altos custos da alta gastronomia francesa.

Foi assim que ele resolveu investir nesta nova ideia, abrindo o La Régalade.

Bristronomia: Yves Camdeborde por Ceres Azevedo
Yves Camdeborde

A nova proposta deste Bistrô fez tanto sucesso que outros chefs aderiram à moda e abriram seus bistrôs dentro deste mesmo conceito.

Após 12 anos à frente do La Régalade, Camdeborde deixou o La Régalade e fez uma nova investida, inaugurado em 2006 o Le Comptoir du Relais, em Saint-Germain-des-Prés, bairro parisiense famoso por deliciosos cafés, bistrôs e restaurantes.

Bistronomia por Ceres Azevedo
Le Comptoir du Relais

Lá, é melhor você não arriscar chegar sem reserva. Mas vale à pena ir. É um charme só!

Conforto e Gastronomia Nota 10

Ambiente despojado, cheio de charme, onde você desfruta de gastronomia de qualidade, sem luxo nem ostentação. E até mesmo em noite fria o cardápio pode ser degustado nas mesinhas da calçada, pois sobre as cadeiras estão disponíveis deliciosas e aconchegantes mantas para aquecer o corpo, já que a alma será aquecida pela saborosa comida e os deliciosos vinhos.

Chique e elegante, mas sem pompa!

Este é o verdadeiro conceito da ” Bistronomia“.

Bistronomia por Ceres Azevedo

No interior da França, por onde tive o prazer de viajar por dez intensos dias, pude desfrutar de muitos bistrôs com esta mesma proposta. Pequenos espaços aconchegantes com decoração charmosa, pratos saborosos e elaborados pelos chefs com ingredientes da estação.

Aliás, este é um detalhe bastante valorizado no conceito da Bistronomia.

Bistronomia por Ceres Azevedo

Os cardápios são enxutos, mas sempre tem a opção do dia que inclui: entrada, prato principal e sobremesa ou um tipo de queijo, já que os franceses não vivem sem ele!

Esta opção facilita bastante, tanto para o cliente na hora da escolha dos pratos, como na eficiência e rapidez do serviço do Bistrô.

E o preço… Ah, sempre muito justo e adequado a qualidade do ambiente, do serviço e da gastronomia que você desfruta.

O bom de tudo isto é que aqui no Brasil já temos vários adeptos deste movimento. Em muitas cidades encontramos pequenos restaurantes aderindo a esta proposta. Pode-se dizer que é o luxo sem pompa.

E quem não gosta de comer bem, em um espaço agradável , pagando um preço honesto?

Eu adoro! E você?


E se você gostou desse post, vai adorar o meu novo livro virtual:

Cardápios para Receber Amigos!

São 6 Cardápios Completos, com Drink de Boas Vindas, Entradas, Prato Principal e Sobremesa para você poder receber seus amigos e família com muuuuuito estilo!

Livro Cardápios para Receber Amigos - por Ceres AzevedoAo todo são mais de 32 receitas charmosas e descomplicadas, para você seguir um dos cardápios feitos por mim ou combiná-las e montar o seu próprio cardápio, e encantar seus convidados em uma noite memorável.

Se você gostou da ideia, clique aqui para saber mais sobre o livro virtual 😀

Vou ficar muito feliz se você puder me prestigiar e depois disser o que achou do livro!!

Com Carinho,
Ceres Azevedo
Facebook.com/CeresAzevedoPerfil

Ceres Azevedo

 

1 comentário


  1. Sobre a Ceres e suas façanhas culinárias!!
    Essa Chef é tudo de bom e de melhor, e eu sou testemunha!!
    Tudo o que ela faz beira o perfeito, mas como para ela nunca chega lá, por isso, suas “obras de degustação e deleite” são sempre uma maravilhosa surpresa, é realmente de um paladar leve e sutil, porém marcante e de personalidade pelas suas inovações criativas, a combinação é sempre harmoniosa e a apresentação repleta de delicadeza e charme, deixando a gente curioso e sempre na expectativa do que virá a seguir…, e eu, especialmente, adoro, e não perco uma!!!
    E mais, que fotos lindas.., saudades do café da SC!!!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *