Ceres Azevedo e Suas Dicas Mais que Especiais

Tempo de leitura: 3 minutos

Ceres Azevedo RedondaOlá! Tudo bem? Eu sou a Ceres Azevedo, Produtora Gastronômica e criadora deste blog 🙂

Por acaso alguma vez você já pensou:

  • “Vou chamar alguns amigos para jantar!! Só não sei o que e nem como fazer…”
  • “Vai ter uma reunião de amigas aqui em casa… mas como eu arrumo a mesa? E qual cardápio e bebidas eu escolho?”
  • “Gostaria de fazer um jantar especial para minha família… algo descomplicado, mas charmoso e saboroso…”
  • “Quero comemorar meu aniversário de maneira mais informal, sem sujar muita louça. Como será que eu posso fazer?”

Então você tá no lugar certo 🙂

Antes de mostrar como eu posso te ajudar, deixa eu me apresentar…

Nasci em Porto Alegre. Em 1986 fui morar no Rio de Janeiro e em 1993 aportei em Floripa. E já se vão 22 anos vivendo na Ilha da Magia!

Estudei publicidade e também trabalhei com moda, mas em 1999 deixei fluir meu dom pela gastronomia.

Sempre digo que meu gosto pelas panelas vem de longe… Minha mãe tinha mãos de fada, sua comida era dos deuses e o sabor das refeições de minha infância jamais será esquecido.

Aprendi a fazer trufas de chocolate e comecei a presentear as amigas. Naturalmente, as encomendas foram surgindo e quando dei por mim, tinha uma nova profissão 🙂

Sou autodidata na cozinha e trabalhei como produtora gastronômica para festas e eventos durante 15 anos. Foram mais de 300 eventos…

  • Jantares personalizados para pequenos grupos
  • Coqueteis para empresas
  • Festas de Aniversário
  • Formaturas
  • Casamentos
  • Batizados
  • E até Chá de Bebê

Fotos Ceres Azevedo

Com a minha veia empreendedora…

Administrei o Ceres Azevedo Café & Cia pelo período de 4 anos. Era um café-bistrô com opções de almoço gourmet e deliciosos doces, todos elaborados por mim.

Hoje desenvolvo meu trabalho na The Cheesecake Store by Ceres Azevedo, a 1ª loja virtual especializada em Cheesecakes em Floripa (se você quiser conhecer um pouquinho, siga @TheCheesecakeStore no Instagram).

The Cheesecake Store Florianopolis InstagramSão cheesecakes elaborados com a receita original: uma deliciosa casquinha de biscoito, coberta com creme a base de um puro cream cheese e por cima deliciosas coberturas: geleia de frutas vermelhas, doce de leite, Nutella, damasco, goiabada, Kinder e Oreo.

Como adoro cozinhar e escrever, durante 12 anos fui a colunista de gastronomia do Jornal Imagem da Ilha, com uma coluna mensal chamada Sabores da Cozinha, por Ceres Azevedo. Era um espaço no qual, além de contar algumas histórias, também dava dicas de como receber amigos e preparar receitas práticas.

Colunas Sabores da Cozinha - Ceres Azevedo

E juntando uma vontade minha com o pedido das leitoras…

Em 2010 lancei o livro “Cardápios para o Dia a Dia, por Ceres Azevedo”, no qual apresento um cardápio de 4 semanas, com 77 receitas deliciosas e extremamente simples de se preparar.

Esse livro, como o nome já diz, foi lançado para facilitar o dia a dia de tantas mulheres, que apesar da correria de todos os dias, não abre mão de alimentar a sua família de forma saudável e saborosa.

Livro Cardápios para o Dia a Dia - Ceres Azevedo

Eu adorei ter lançado esse livro, mas para falar a verdade, foi através de minhas aulas para pequenos grupos, ensinando cardápios charmosos e fáceis de fazer, que eu descobri que adoro passar para a s pessoas um pouco do que sei fazer; ensinando, contando histórias e dando dicas sobre gastronomia.

E foi assim que surgiu a ideia deste blog!

Um local onde vou colocar dicas práticas de comidinhas saborosas e pequenos “charmes e mimos” para receber bem as pessoas que você gosta.

E agora que você já conhece um pouco da minha trajetória, espero que a gente continue se encontrando por aqui. Coloque o seu email abaixo para eu te avisar sempre que postar uma dica nova!

Receba minhas dicas por email!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

Espero que você goste, e te vejo em um próximo post 🙂

Ceres Azevedo
Facebook.com/CeresAzevedoPerfil

Ceres Azevedo Redonda

2 Comentários


  1. Gostaria de agradecer à querida Ceres pelas ótimas dicas compartilhadas, tanto pelos livros, Cardápios do dia-a-dia, 1 e 2, que acho super práticos e acessíveis além de refinados, quanto pela sua coluna no jornal Imagem da Ilha, que sigo há anos e adoro, e ultimamente pelo seu blog, sempre cheio de novidades!!
    Tenho aprendido muito com o requinte do seu saber gourmet!!
    O que falar das receitas, dicas e livros da Ceres?!?
    Para mim, que gosto de cozinhar, adoro novos sabores, e ainda mais, receber a família e amigos em casa, o 1o livro de Ceres de Azevedo, Cardápios para o dia-a-dia foi um grato e surpreendente achado.
    Não foi um simples livro de receitas saborosas, foi um “manual”!!
    Sim, um manual que conta um pouco de história, de cultura, e, muito além disto, de um “savoir fair”!!
    Saber esse, como ela conta, construído ao longo de uma caminhada desde sua infância, no convívio com as gourmandises da família, a mãe, as tias.., que lhe despertaram para a culinária, e ela desenvolveu pelo próprio dom e feeling.
    Já me aventurei em várias receitas .., mas as prediletas são as entradinhas de Crostines com Guacamole, a salada verde com peras e gorgonzola, os tomatinhos confit com manjericão, os champignons de Paris gratinados.., enfim.., água na boca só de lembrar…!!!
    Essas entradinhas, para eu e meu marido, servem até de jantar muitas vezes.., já que estamos naquela fase do Menos é Mais (sim, mais de 50…) !!! KKKK
    E os drinques ??? Amo preparar os quitutes aperitivando um Kir, se for com espumante então, melhor ainda, o Kir Royale, adoro!!!
    Gosto também do Aperol Spritz, huuuuummmm!!!!
    Enfim, tenho me deliciado com as dicas maravilhosas dessa nossa “expertise em sabores”, e a família agradece!!
    Hoje ficarei por aqui.., mas me aguardem.., nem falei nada dos dos pratos principais e sobremesas.., é muita coisa boa para fazer, saborear e compartilhar!!
    Aconselho hein?!?
    Até breve!!

    Responder

    1. Olá, minha querida!
      É muito gratificante saber que minhas dicas e receitas são assim apreciadas e praticadas com tanto carinho.
      Fiquei muito feliz e emocionada com suas palavras!

      Gratidão,
      beijo com carinho

      Ceres Azevedo

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *